Dicas Para se fazer uma caminhada Tranquila.
O QUE COMER ANTES DE UM TREKKING ?
Antes tome muito cuidado com sua alimentação. Para começar um bom café da manhã trará energia para o dia todo. Você poderá excluir alimentos gordurosos, condimentados, enlatados, doces e refrigerantes, dê preferência sempre para frutas (laranja, banana, figo, ameixa...). Os sanduíches para serem levados devem ser preparados no dia da caminhada, sem produtos que tenham uma curta vida fora da geladeira (maionese, requeijão...) que podem ser substituídos por margarina ou algum tipo de geléia. Barras de cereais, isotônicos, bolachas chocolate (energia) podem completar o kit. O ideal é comer em intervalos menores e em pouca quantidade. Ao final do dia, prefira uma refeição quente e completa para a reposição das energias. Mantenha sempre o organismo hidratado, pelo menos um copo de água a cada meia hora, se a trilha não exigir muito. No dia o ideal é ter completado um total de dois litros de água. Cuidado ao beber água de rios, nem sempre, apesar de seu aspecto, ela é potável, é importante que você sempre leve um cantil com água de procedência conhecida. Em determinados casos há produtos que purificam a água, para caminhadas onde existe o risco de não se encontrar água potável.
ALONGAMENTO
Antes de qualquer exercício físico é fundamental fazer um alongamento adequado, para evitar dores, tensões musculares, uma simples contratura muscular ou até a ruptura de músculos e tendões, já que o músculo não está preparado para o esforço. Sugestões de Alongamento Costas: Junto com outra pessoa agache-se. A distância dos dois deve ser toda a extensão dos braços. Segure as mão do companheiro e force o pescoço para baixo. Tríceps: Estique o braço e o dobre, colocando-o atrás da cabeça e, com a outra mão, segure o cotovelo e faça pressão para baixo. Faça o mesmo com o outro braço. Peito e Ombros: Fique de costas para o seu parceiro, coloque os braços para trás. O seu parceiro irá forçá-los para dentro. Antebraço e Bíceps: Estique os braços na frente do corpo, vire os braços para dentro e entrelace os dedos, esticando por toda a extensão dos braços. Músculo de trás da Coxa: Apoie o pé, virado para cima, numa superfície abaixo da altura de seu quadril - pode ser um banco ou uma barra - e leve o peito o mais perto possível do joelho da perna que está elevada. Mantenha a perna de baixo esticada. Cuidado para não deixar o quadril sair do lugar. Panturrilha: Apoie as mãos numa parede ou árvore e fique com uma perna na frente e, a outra, a ser alongada atrás. A perna de frente deve ficar um pouco flexionada, enquanto a de trás deve ficar bem esticada. A sola do pé deve permanecer no solo. Repita com a outra perna. Frente da Coxa: Coloque uma perna na frente da outra. Deixe a perna da frente flexionada a cerca de 90 graus. Estique a perna de trás, com o pé virado para frente, somente a ponta do pé apoiada no chão, fazendo leve pressão com o quadril para baixo. Mantenha a coluna ereta e apoie as mão no joelho da perna da frente. Pescoço: Abaixe o pescoço, próximo ao ombro, coloque a mão sobre a orelha e faça força para baixo. Virar para o outro lado e repetir o mesmo procedimento.
O QUE VESTIR PARA PRÁTICA DO TREKKING
Esta é uma informação que deverá ser analisada caso a caso, dependendo da escolha do destino e nível da caminhada. Para que todos possam inicar a prática de forma tranquila, aconselhamos roupas flexíveis, leves e folgadas para épocas de calor e para combater o frio, tecidos que isolam o vento como anorak, calças compridas, meias especiais para caminhdas, botas ou tênis para o nível adequado, entre outros equipamentos importantes como: mochila de ataque, ou seja, mochila pequena, que usa-se nas costas, onde não atrapalha do desempenho, com facilidades para colocar o seu cantil com água ou sucos, uma tolha pequena, capa de chuva, medicamentos que devem ser tomados regularmente, óculos escuros, boné, protetor solar, repelente..etc...
Nenhum comentário:
Postar um comentário