sábado, 17 de janeiro de 2009
sexta-feira, 16 de janeiro de 2009
Uma boa pedida para quem deseja visitar as belezas naturais da cidade de Costa Rica, é aproveitar ao máximo o tempo de estada na cidade aliando os passeios a uma curtição do carnaval durante a noite. O carnaval transcorre sempre de maneira pacífica, e repleto de gente bonita de todas as regiões do estado principalmente da nossa capital Campo Grande. O município de Costa Rica por intermédio da Prefeitura através da Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura realizará pelo 6º ano consecutivo mais uma Edição do Costa Folia.
A 6ªedição do Costa Folia, Carnaval de rua de Costa Rica, acontece no período de 20 a 24 de fevereiro de 2009, no cruzamento da Avenida José Ferreira da Costa com a Avenida José Francisco da Silva, próximo ao Mercado do Produtor Rural (Feira Livre).
A primeira contratação para animar as noites de folia foi a Banda Subversão, de Vitória (ES). A 4ª Edição do Costa Folia, em 2007, foi animada pela Banda Subversão.
O Costa Folia é reconhecido a nível Estadual e já é considerado um dos melhores Carnavais do Mato Grosso do Sul.
O Costa Folia já faz parte do calendário cultural da cidade e é uma excelente opção de lazer para a população e para os turistas.
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
Santo Fujão
A LENDA DO SENHOR BOM JESUS "SANTO FUJÃO"
A colonização da região começou por volta de 1838, com a vinda do Major Martim Gabriel de Melo Taques e sua esposa que fugindo da Guerra dos Farrapos, no Rio Grande do Sul, chegaram pelo Rio Taquari ao Chapadão de Baús (que hoje é distrito de Costa Rica), tomando posse da área e fundando a fazenda Santo Antônio dos Dois Córregos.Durante o período de colonização, a Região de Baús tornou-se fundamental como ponto de passagem e abastecimento para os colonizadores vindos do Triângulo Mineiro e Goiás, que se dirigiam aos Campos de Vacarias, Coxim e Cuiabá, vivenciando importantes fatos da história como a guerra do Paraguai e a passagem da Coluna Prestes. A tradição religiosa do Major Taques deu origem a uma das principais lendas da Região: a lenda do “Santo Fujão”. Quando os moradores construíram uma nova Capela para abrigar as imagens dos Santos da Família, e substituir a antiga Capelinha que já estava caindo aos pedaços, se surpreenderam ao perceber que, no dia seguinte da mudança, a imagem do Senhor Bom Jesus havia “voltado” para antiga Capela. O fato se repetiu inúmeras vezes, até que decidiram cortar os pés da imagem do Senhor Bom Jesus, para que o fato não ocorresse mais (fonte Machado 2008).